EconomiaOportunidades

Preço dos carros vai despencar? Entenda o que está acontecendo!

Publicidade

Depois de uma supervalorização ao longo da pandemia, o preço dos carros usados e seminovos está em queda desde o ano passado.

Conforme levantamento da consultoria automotiva KBB Brasil, veículos seminovos (com até três anos de uso) estão apresentando valores mais acessíveis.

Em janeiro de 2024, por exemplo, houve uma queda média de 0,78% nos preços em comparação com dezembro. No mês anterior, a redução foi de 0,47%.

Essa queda dos preços nos usados e seminovos é observada desde agosto do ano passado, segundo levantamentos da consultoria. Em setembro, por exemplo, houve um grande declínio, com depreciação média acima de 2%, variando conforme a faixa de ano/modelo.

Preço dos carros vai despencar? Entenda!

Durante a pandemia, o cenário foi inverso ao atual, com aumento expressivo nos preços dos usados. Na época, o que houve paralisações da quarentena nas montadoras e escassez de semicondutores (peças fundamentais). Esses fatores resultaram na diminuição da oferta de modelos zero km.

No entanto, no ano de 2023, as medidas de estímulo à indústria automotiva implementadas pelo governo federal tiveram um efeito desfavorável nos preços médios e no desempenho de vendas do setor.

Ao analisarmos os seminovos por ano-modelo, observamos que os veículos de 2024 apresentaram uma desvalorização menor, de 0,55%, em comparação com os 0,81% dos modelos 2023 e os 0,91% dos modelos 2022.

No decorrer do ano anterior, esses seminovos já haviam registrado uma redução média de 0,8% em seus preços, conforme a consultoria.

No que diz respeito aos usados com quatro a dez anos de uso, também houve queda nos preços médios em janeiro, de acordo com a KBB. A média foi de 0,64%, seguindo um aumento de 0,05% em dezembro. Notavelmente, o ano-modelo que apresentou a maior queda média foi o de 2019, alcançando 1,12%.

preço dos carros
Preço dos carros usados teve queda em 2023 (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

É relevante observar que esses índices de depreciação representam médias gerais. As variações significativas são de acordo com a categoria, modelo e versão dos veículos.

Vendas

Com a queda nos valores, o ano de 2023 encerrou com a venda de 14.448.434 veículos seminovos e usados – abrangendo automóveis, comerciais leves, pesados e motos no Brasil. Este balanço anual, divulgado pela Fenauto, a associação dos lojistas, indica um crescimento de 8,7% em comparação com o desempenho do mercado em 2022, quando foram comercializados pouco menos de 13,3 milhões de veículos.

O desempenho do setor em 2023 marca o terceiro melhor resultado da série histórica.

Olhando para o futuro, as projeções da Fenauto para 2024 indicam a possibilidade de alcançar a melhor marca na história do mercado de seminovos e usados. Com os carros zero-quilômetro distantes do poder aquisitivo dos brasileiros, a demanda e as negociações para veículos usados permanecem robustas.

Leia também É seguro investir em bancos digitais? Conheça as melhores opções!

Continue navegando por aqui!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo